Esse modelo de Liderança veio da Psicologia Positiva e é capaz de transformar o ambiente de trabalho de forma surpreendente, elevando o índice de motivação e de produtividade da equipe.
Mas como exercer uma liderança positiva no dia a dia? Conheça algumas importantes atitudes para se tornar um líder positivo:
Promova uma comunicação positiva
Pesquisas mostram que organizações de alto desempenho têm padrões de comunicação diferentes: nelas, a liderança geralmente substitui o pessimismo por uma linguagem que motiva e que gera o engajamento de toda a equipe.
Facilite relacionamentos positivos
A liderança positiva reconhece as pequenas vitórias ao invés de focar em erros. Afinal, dizer às pessoas o que elas devem fazer é muito melhor do que reclamar sobre o que não devem.
Enfatizar os pontos fracos pode até ajudar o colaborador a alcançar algum nível de competência, mas ajudá-lo a explorar seus pontos fortes o levará à excelência.
Crie um clima positivo
O líder tem um grau extraordinário de impacto no clima da empresa. E pode influenciar significativamente a cultura organizacional ao expressar emoções positivas como compaixão e gratidão.
Em um ambiente em que as emoções positivas predominam sobre as negativas, os funcionários são mais confiantes, criativos e tomam as melhores decisões.
Tenha clareza não só sobre o seu propósito.
Em momentos de tantas incertezas, como o atual, o propósito é como uma bússola que guia o líder e a organização
Um bom líder precisa ter clareza sobre o seu propósito, em primeiro lugar, e o da empresa, para orientar sua equipe. Mas a liderança positiva busca descobrir o propósito de cada colaborador e ajudar esse profissional a ir além da meta.
Um Líder Positivo sabe valorizar seus colaboradores e promover o desenvolvimento de competências, criando um ambiente favorável para que as pessoas se sintam apoiadas e consigam florescer.
Luíza Lopes é Diretora do INDESP.