Quais são os principais desafios da liderança?

padrao

 

Segundo Mark Sanborn, especialista em liderança, há quatro grandes desafios para o líder hoje em dia. Saiba quais sãos eles e como superá-los.  

O primeiro dos desafios de um líder atualmente é ser respeitado e amado.

Pois é, nem todo mundo é obrigado a gostar de quem está à frente da equipe ou da empresa. 

E, se você for essa pessoa no papel da liderança, saiba que alguns poderão até tentar puxar o seu tapete, afinal, um líder precisa fazer escolhas que nem sempre agradam a todos. 

Mas um bom líder deverá equilibrar as necessidades da organização versus as necessidades das pessoas, uma vez que nenhum sucesso pode ser alcançado se ambas as partes não forem levadas em consideração. 

Outro desafio do líder é se manter motivado.

Quando as coisas não funcionam como planejado, a tendência é perdermos a motivação. 

Ainda assim, é essencial lembrar que depois da chuva vem o sol. E que as coisas acabam mais cedo ou mais tarde dando certo se você for persistente. 

O terceiro desafio é permanecer fiel ao seu propósito

Diante dos contratempos e incertezas, é natural para qualquer ser humano optar pelo caminho mais rápido ou mais seguro para resolver os problemas, mesmo quando esse caminho o leva para longe de suas crenças e sonhos. 

Mas quando o líder luta contra os percalços agindo de forma congruente com aquilo que acredita, ele se torna mais forte. E, mesmo perdendo aquela batalha, dificilmente perderá o respeito e carinho de seus reais liderados. 

Já o quarto dos grandes desafios da liderança é manter o foco.

Não é simples se concentrar no que é realmente importante, quando há muito trabalho e pessoas para gerenciar. 

Por outro lado, com metas claramente definidas é muito mais fácil administrar o dia a dia – incluindo os imprevistos. 

Com criatividade, flexibilidade e leveza dá para fazer do ambiente de trabalho um lugar melhor como resultado de seus esforços. Não desista. Vai valer a pena. 

 

Luíza Lopes é Diretora do INDESP.