PNL – Metáfora Isomorfa sobre a Leoazinha – criada pelos alunos de PNL da Turma 202 online ao vivo do Indesp

Metafora-1

Era uma vez uma leoazinha linda chamada Nenê, que vivia com sua família em uma mata distante daqui.

Desde pequena, Nenê era muito observadora e atenta e logo aprendeu a caçar, porém raramente mostrava seu rugido. Com o tempo, ela cresceu e tornou-se uma leoa elegante, de pelos bonitos, olhar atento, forte e corajosa.

Então, assim que atingiu a maturidade Nenê se mudou para uma floresta maior e que oferecia mais oportunidades. Nessa floresta ela conquistou um Leão, teve um leãozinho e construiu sua própria família, ao mesmo tempo assumindo a liderança de um bando seleto de leões muito inteligentes.

Sua habilidade de liderança fazia com que os leões a respeitassem pela sua destreza e determinação.

Nenê enfrentou muitos desafios, inclusive assumindo a responsabilidade sozinha de seu filhote. Sempre com fé e determinação, ela superou obstáculos e manteve sua liderança com muita garra.

No entanto, mesmo sendo respeitada por sua sabedoria e capacidade de guiar com segurança, Nenê tinha uma dificuldade que a impedia de atingir todo o seu potencial: ela não conseguia rugir.

A falta de habilidade para se expressar tornou-se uma barreira, fechando portas de oportunidades e limitando sua capacidade de contribuir de forma significativa com seu bando.

Observando os outros leões da floresta se comunicando através de seus rugidos, Nenê procurou ajuda no Programa Leões Excelentes (PLE), onde encontrou leões mestres e um grupo de apoio de leões que a ajudaram a enxergar sua dificuldade. Durante 4 meses dedicados a treinar seu rugido, Nenê percebeu o quanto poderia contribuir com todos os animais, dentro e fora do bando.

Ao participar do curso de PLE, Nenê percebeu que possuía ferramentas poderosas para superar esse desafio e finalmente encontrar seu som.

Por seu destaque nesse treinamento, Nenê foi escolhida para rugir na formatura, onde percebeu o valor de sua voz. Aprendeu a fortalecer não apenas a si mesma, mas também todo o bando. Decidindo não reservar seu brilho apenas para si, Nenê optou por contribuir, permitindo-se brilhar e manifestando a grande líder que habitava em seu ser. Assim, inspirou e impactou positivamente todos ao seu redor.

Hoje todos somos gratos e felizes ao ouvir o lindo rugido da Leoa Nenê.

Metáfora construída pelas alunas Lucia Mara, Margarete e Sabrina, para ajudar Neide a ressignificar o medo de falar em público.

www.indesp.com.br