Afinal, o que é PNL?

padrao

A PNL se popularizou devido à sua versatilidade em ajudar as pessoas a resolverem os diversos problemas que enfrentam de forma eficaz.

Tudo bem, mas e o que é PNL?

A Programação Neurolinguística, ou PNL, foi desenvolvida pelo psicólogo Richard Bandler e pelo professor de linguística John Grinder, na década de 1970. 

Eles partiram do princípio que era possível identificar os padrões de pensamentos e comportamentos de indivíduos bem sucedidos e ensiná-los a outras pessoas. 

Podemos dizer que a Programação Neurolinguística é um sistema para influenciar nossa mente (Neuro) através de nossa comunicação (Linguística) para mudar o modo como agimos (Programação). 

A PNL é conhecida como o manual de funcionamento da mente humana.

Uma outra definição para a PNL é “o estudo da estrutura da experiência subjetiva”: Cada um de nós percebe a realidade de uma forma única e subjetiva e a estrutura internamente, criando uma realidade interna diferente da realidade externa. 

Desse “mapa” interno, criado a partir de nossos 5 sentidos e de experiências sensoriais, vem a frase “O mapa não é o território”. Ou seja, cada um tem o seu mapa de mundo e se orienta por ele.

 A PNL opera por meio do uso consciente da linguagem para provocar mudanças de pensamentos e de comportamentos. E pode ser auto-aplicável. 

Aliás, quando você identifica e entende como funcionam as suas próprias programações, muitas com raízes na vida uterina, pode reprogramar sua mente e eliminar padrões de pensamentos e crenças que te impedem de evoluir. E desbloquear todo o seu potencial. 

O que você vive hoje é resultado do que acredita sobre o passado. 

Mas no que acredita HOJE determinará o que será e viverá no futuro. E com as ferramentas práticas da PNL, é possível decidir como viver daqui pra frente.

O Convite da PNL é você aprender a pensar de uma forma alinhada com aquilo que quer. 

Em outras palavras, é você assumir o controle da sua mente para modificar seus pensamentos em direção à realidade desejada.

Luíza Lopes é Diretora do INDESP.