Você é líder de si mesmo?

padrao

Para liderar outras pessoas, você precisa primeiro aprender a liderar a si mesmo. Mas no que consiste a autoliderança? 

Podemos dizer que um exemplo de autoliderança foi Nelson Mandela. Ele inclusive nos ensinou que, para liderar, nós não dependemos de situações externas. Afinal, foi isso o que ele fez durante 27 anos na prisão, embora sua única posse fosse um vaso sanitário.

Para o verdadeiro líder, um obstáculo é apenas uma oportunidade estimulante de encontrar um novo caminho a seguir. 

Porém se ele desconhece sua força interna, se não desenvolve suas habilidades, ele pode ficar totalmente limitado no exercício da liderança.

Cada ser humano carrega dentro de si um mundo. Como você está liderando o seu? 

É através do autoconhecimento que aprendemos a gerenciar com sabedoria nosso mundo interno e fortalecer a confiança na nossa competência.  

Aliás, ter a consciência que nossas questões internas mal resolvidas poderão impactar negativamente na equipe é o que nos leva entender a urgência em se autoconhecer.

Um cargo de liderança não é o que faz de alguém um líder. 

Para exercitar sua liderança você precisa de uma nova mentalidade. E de treinar os pontos fracos e potencializar os fortes.

“A pessoa é contratada por sua competência técnica e demitida por seus comportamentos”.

Por isso, investir nos colaboradores e líderes através de processos e treinamentos é o caminho seguro para despertar neles as suas soft skils: habilidades socioemocionais tão necessárias na liderança. 

Você já teve um líder ou conheceu alguém que considerou um verdadeiro líder?

Se sim, provavelmente ele tinha comportamentos dignos de serem modelados, como ser uma pessoa equilibrada e justa, de decisões assertivas, com iniciativa. Não buscando crédito, mas sim crescimento enquanto ser humano.

A liderança é uma atitude que podemos aplicar em todas as situações. 

Quando você começar a ver cada momento como um convite para liderar, você saltará em direção ao seu potencial mais elevado.

Luíza Lopes é Diretora do INDESP.