Não deixe pra depois: 7 dicas para acabar com a procrastinação já!

padrao

Você é daquelas pessoas que deixa tudo pra amanhã? Então essas dicas poderão te ajudar a superar essa tarefa tão assustadora que você está evitando. E a acabar  com a procrastinação!

1. Tenha Foco.

O foco é a chave para vencer a procrastinação. Portanto, escolha apenas UMA tarefa a fazer,  comprometa-se a concluí-la dentro de um prazo, mantenha o foco e comece a agir.

2.  Use a técnica do “Milagre de cinco minutos”.

“Que ação eu posso tomar em menos de cinco minutos HOJE que fará com que eu avance nessa tarefa pelo menos um pouquinho?”. Essa é proposta do “Milagre dos cinco minutos”: identificar a pequena ação, marcar 5 minutos no cronômetro e gastar esse tempo com somente com ela. 

3. Faça uma “Hora de Energia”.

Uma “Power Hour” consiste em afastar todas as distrações e trabalhar em intervalos de tempo concentrados (não superiores a vinte minutos, para começar) seguidos por curtos períodos de descanso. Assim, você aproveita melhor o desempenho do cérebro e do corpo.

4. Livre-se da culpa

Afinal, quanto mais você se perdoar pela procrastinação passada, maior será a chance de superar a atual. Então pratique a autocompaixão e siga em frente.

5. Tenha uma música para combater a procrastinação.

Escolha uma música que realmente te energize quando for refletir sobre algo que esteja procrastinando. O cérebro gosta de ter um gatilho para criar um novo hábito.

6. Identifique seus medos

Anda procrastinando uma tarefa específica? Então complete a frase: “Estou evitando esta tarefa porque (tenho medo de)…” e avalie a sua resposta. Dessa forma, talvez você perceba que seus medos não são tão ruins quanto assim como pensa.

7. Faça com que seja divertido.

Por último, para se manter motivado, vale garantir a si mesmo uma recompensa. Qual será sua quando tudo acabar? 

A procrastinação é um (mau) hábito que pode nos levar a perder alguns dos melhores momentos de nossas vidas. Ou seja, pare de procrastinar e seja mais feliz. 

 

Luíza Lopes é Diretora do INDESP.