Desenvolvendo o Potencial dos Líderes e Gestores do TRC com ferramentas da PNL e Psicologia Positiva.
Este foi o tema do treinamento vivencial que aconteceu na ultima quarta feira para lideres e gestores.
“Existem diferenças entre líder e chefe. Líder é motivador, confia, trabalha junto por resultados, sabe ouvir. Já o chefe inspira medo nos funcionários, não motiva a equipe”. Esse foi um dos aprendizados propiciados aos 26 profissionais do segmento de cargas e logística que participaram de mais um curso ministrado pela diretora-fundadora do Indesp (Instituto de Desenvolvimento Pessoal), Luiza Lopes. Desta vez, a parceria do sindicato, cujos treinamentos costumam encher a sala de treinamento, falou sobre Desenvolvimento de Liderança de Alta Performance.
O objetivo a capacitação, nas palavras da própria Luiza Lopes, especialista em Progamação Neurolinguistica, Psicologia Positiva e Coaching, foi desenvolver o potencial dos líderes e gestores das transportadoras, tendo sempre como foco a liderança eficaz e os melhores resultados.
Em nove horas de aula, a instrutora listou cinco princípios para uma liderança eficaz – Ensinar o que sabe; Praticar o que ensina; Gerar resultados com aquilo que pratica; Não renegar o que desconhece; e Aprender com todos que o cerca – e destacou, ainda, outras regras básicas que precisam ser levadas em consideração neste processo de desenvolvimento de liderança.
“Precisamos levar em conta o respeito, saber ouvir, ter foco, avaliar as estratégias, aprender. Pois, antes de cuidar de alguém é preciso cuidar de nós mesmos”, deu a dica, completando em seguida.
“O líder atual precisa superar barreiras e jamais temer o fracasso. Estamos em constante mudança nas empresas, funcionários com perfis muito diferentes e é desafio do líder ponderar as dificuldades”.
Inteligência Emocional
Desenvolvimento de liderança de alta performance passa, ainda, pela inteligência emocional, tanto dos líderes quanto dos liderados, ressaltou Luiza. “A inteligência emocional é a responsável pelo nosso sucesso ou fracasso, pois desempenho pessoa é determinado pelo equilíbrio entre nossas emoções e razões”.
Na parte final do curso, ela deu exemplos de como os gestores podem motivar sua equipe: sempre ser grato pelo serviço do funcionário, elogiar, mostrar para ele o quanto é fundamental para a empresa. Dar feedbacks que vão ajudá-lo a não se sentir desmotivado e investir em capacitação, pois como ela fez questão de destacar, capacitação motiva.
O INDESP está há mais de 20 anos no mercado e atende empresas diversas com Treinamentos, palestras e Workshops, fortalecendo a equipe, aprimorando a comunicação, os relacionamentos e multiplicando os
resultados!