Ao me despedir desse ano, faço uma breve retrospectiva. E a lembrança que me vem é a imagem nítida do que eu fazia há exatamente um ano. O que eu, você, e outros milhares de brasileiros costumam fazer: nós planejávamos o ano que estava prestes a começar.
Agora, reavaliando tudo isso que aconteceu, eu me pergunto: Que ano foi esse?
Realmente as coisas não aconteceram como a maioria de nós planejou.
Porém, pode ser que tenha acontecido tudo que a gente precisava para rever nossa forma de vida, nossos valores e reprogramar uma outra forma de viver. Mesmo porque fomos “obrigados” a sair da zona de conforto, da rotina e nos reinventarmos.
Como a vida é frágil! Como nada é certo!
De repente um vírus invisível veio sacudir todo o planeta e nos acordar para a vida!
Um ano e tanto! Veio nos tirar de nossas cômodas rotinas e despertar nossa vontade, reavivar a nossa fé e dar um novo significado ao nosso jeito de tocar a vida!
A sensação é de vitória!
Somos vencedores! Não só sobrevivemos a tudo isso, como também crescemos e somos pessoas melhores por termos conseguido lidar com todos os desafios que nos foram apresentados.
Poderia chamar esse ano de um grande mestre!
Nesse momento em que muitos sentem a ausência de seus entes queridos que de forma tão brutal foram levados por esse vírus invisível, em que muitos de nossos planos foram por água abaixo e que muitos foram testados na sua fé, podemos preencher nosso coração de gratidão. Afinal, esse vírus invisível, que sacudiu o planeta, tornou visível nosso sentimento de amor pela vida, amor pelo próximo, o desejo de ser útil e a certeza que todos somos um.
Hoje estamos de pé com a cabeça erguida e os olhos voltados para Deus.
E devemos tomar posse desse grande aprendizado com a certeza de que em nossa mochila de vida estamos carregando uma riqueza rara que ninguém poderá nos tirar.
Ou seja, estamos muito mais preparados para a jornada que 2021 vem nos apresentar.
Ah! A vida é realmente um sopro! Somos frágeis e vulneráveis.
Precisamos sim um do outro. Assim como precisamos sim investir na nossa formação como seres humanos. Precisamos aumentar nosso nível de humanidade!
Aprendemos tanto esse ano, não é verdade?
Por exemplo, aprendemos sobre a importância de exercitar o amor e que a melhor forma de agradecer ao Criador pelo privilégio de estar vivo é continuar cuidando de nós mesmos com a certeza que, ao cuidarmos de nós, isso irá se reverberar no próximo e no planeta.
Que possamos levar o melhor de nós para 2021 e que seguir com esse aprendizado nos dias que virão.
Isso significa levar a vida com mais simplicidade, mais amorosidade e tornar visível aquilo que realmente importa.
Mas vamos nos lembrar que somos seres espirituais.
Descobrimos que ter fé em Deus e na sua palavra é o melhor fundamento para superar as adversidades, encontrar paz na guerra de narrativas, crescer ante o caos e frutificar.
Então um Feliz ano novo pra você e toda a sua família.
E receba meu carinho também, através da mensagem que preparei especialmente para este dia.
Luiza Lopes é Educadora e especialista em Programação Neurolínguistica e Psicologia Positiva.