LÍDER COACH TRANSFORMACIONAL – 100% online e ao vivo

Cópia de Coach Executivo; Mestre em Psicologia

INFORMAÇÕES

1º MÓDULO - Líder Coach (50h)

Data de Início: 25/01/2024
Duração: 50h
Horários: Toda quinta-feira, de 19:00h às 22:30h

2º MÓDULO - Programa de Mentoria (40h)

Data de Início: 09/05/2024
Duração: 40h
Horários: Toda quinta-feira, de 19:00h às 22:30h
Turma: 05

Duração Total: 90 horas (para formação completa)

As palavras têm poder e um Líder Coach é capaz de impulsionar transformações em sua equipe por meio da linguagem. Venha aprender e desenvolver uma liderança gerativa na formação Líder Coach Transformacional.

Será uma oportunidade para que você possa aprender mais sobre uma forma de liderar sua equipe, conduzindo processos de mudança nas empresas, promovendo aprendizado com a evoluçao das pessoas, desenvolvendo as melhores habilidades de um coach profissional, ampliando o seu desempenho como líder...

O programa integra e articula marcos conceituais e vivenciais, originados na linguística, na filosofia, na psicologia, no pensamento sistêmico e na biologia, com técnicas e métodos provenientes do comportamento humano e da aprendizagem transformacional. Integra outros enfoques tais como inteligência emocional, técnicas dramáticas, psicologia positiva e consciência corporal.

Este programa de formação está fundamentado em um do processo de aprendizagem mais poderoso para liderança e a gestão do Século XXI: O Coaching Ontológico

OBJETIVOS:

  • Atuar como Coach e/ou Líder em diferentes âmbitos de aplicação;
  •  Contribuir com a transformação de indivíduos e/ou equipes;
  • Ser uma referência para criar um ambiente de comunicação ou processos dialógicos efetivos;
  • Pensar e atuar sistemicamente;
  • Propiciar ambientes e contextos de aprendizagem contínua;
  • Integrar aprendizagens para obtenção de uma visão Integral do SER em todas as dimensões;
  • Impulsionar processos de mudanças organizacionais;
  • Expandir a maestria pessoal para a liderança;
  • Co-criar, liderar e coordenar equipes de alto desempenho;
  • Observar os fenômenos empresariais e organizacionais desde de uma perspectiva diferenciada;
  • Aplicar ferramentas do Coaching para desenhar, promover e implementar novas formas de pensamento, estratégias e ações em situações complexas ou de difícil resolução.

Palavras de sabedoria, conhecimento e informação, por si só, não fazem diferença na vida, não têm impacto no mundo. Enquanto leituras sobre liderança ou trabalho em equipe não produzem líderes, o coaching ontológico gera a ação que se propõe. Esta é uma disciplina que não fala de confiança, mas gera confiança; não fala de liderança, mas gera liderança; não fala de compromisso, mas gera compromisso; não fala sobre coragem, ela gera coragem, pois, só a ação comprometida é capaz de fazer a diferença no mundo.

Quando abraçamos uma missão precisamos estar dispostos a mudar a nossa forma de pensar e agir. Caso contrário repetiremos ações que não deram certo. O coaching ontológico atua justamente nessa lacuna do aprendizado, que é capaz de fazer com que possamos gerar novas respostas. Da mesma forma que para aprender a nadar temos que entrar na água. É essa a nossa proposta com a formação. O desenvolvimento de habilidades como acordos, escuta, presença, comunicação direta, lidar com os próprios julgamentos, identificar valores, crenças, que contribuirão além do autoconhecimento com a evolução das pessoas.

 

Transformar a liderança pessoal e profissional;
• Habilitar-se na prática do coaching processual:
• Respeitar padrões éticos na atuação como coach e/ou líder;
• Atuar com integridade respeitando o outro como legítimo outro;
• Compreender conceitos e desenvolver habilidades nas distinções conversacionais;
• Aprimorar as habilidades de comunicação, escuta ativa e perguntas instigantes;
• Identificar padrões de comportamento que necessitem de ressignificação e transformação;
• Gerar estados de ânimo que predisponham à ação;
• Responsabilizar-se e comprometer-se com ações transformadoras;
• Desenvolver competências para atuar como um coach de excelência em processos individuais ou grupais.

Enfoque “teórico vivencial” com abordagem nos três domínios: linguístico, emocional e
corporal;
• Praticas para o exercício e observação de intervenção como Coach;
• Supervisões práticas direcionadas;
• Leituras reflexivas e cases;
• Filmes;
• Grupos de estudo e prática.

ENTREVISTA INICIAL:
Tem como objetivo possibilitar o conhecimento dos interessados acerca do programa, aclarar expectativas e interesses e firmar os objetivos que espera alcançar ao término do programa (uma entrevista por participante)

TAREFA INICIAL:
Pré-tarefa (inicial): A realização desta tarefa tem como objetivo iniciar uma aproximação
consigo, definir metas pessoais e/ou organizacionais a serem alcançadas durante a formação. O participante receberá a indicação de leitura de um texto e com base no mesmo realizará esta tarefa.

TAREFAS PESSOAIS:
O programa requer que os participantes realizem tarefas pessoais ao longo da formação, que são pré-requisitos para a certificação e conterão:

  • Exercícios práticos; leituras obrigatórias e sugeridas; perguntas a serem respondidas;
  • Reflexões pessoais e outros temas. Todas as tarefas serão apresentadas a equipe de Coaches para que possam ser avaliadas e
    desenvolvidas com respostas personalizadas. Estas tarefas:

    • São experiências de aprendizagem individual com a finalidade de aprofundamento do processo pessoal de desenvolvimento de habilidades;
    • Serão entregues nos intervalos entre encontros.

1 – Introdução ao Coaching
• Definição de coaching
• Distinção entre coaching e outras disciplinas
• Lider Coach
• Elementos, ferramentas e recursos
• Habilidades fundamentais

2 – Ideias fundamentais
• Aprendizagem
• Responsabilidade

3 – Liderança no século XXI
• Lider Coach como estilo de liderança
• Lider Coach na resolução de conflitos
• Liderança Ambidestra
• Pipeline da Liderança

4 – Liderança transformacional
• Transformando o observador que somos
• Modelo do observador-ação-resultados
• Processo de Mudança
5 – O acordo na geração de compromissos
6 – Introdução à ontologia da linguagem
• Domínio verbal
• Distinções da linguagem
• A linguagem como geradora de realidades
• Observações x Julgamentos x Opiniões
• Modelos mentais

7 – Ferramentas conversacionais para uma comunicação efetiva
• Método da segunda coluna
• Escada de inferências
• Alegar e indagar
• Apresentar eficazmente ideias, opiniões e projetos
• Compromissos e recompromissos conversacionais.
• Ofertas, Pedidos e Promessas Efetivas
• Reclamações e Desculpas Efetivas
• Feedback integrativo

8 – A escuta ativa como competência de um Lider Coach
• A arte de perguntar
• Perguntas eficazes
• Escuta Ativa
• Escuta Empática
• A reflexão na ação

9 – Estratégias para desenvolver confiança nas relações
• Criando uma relação que gere confiança e intimidade
• Presença
• Criação de consciência

Lideres, empreendedores, gestores de projetos, consultores, psicólogos, administradores,
educadores, profissionais de humanas e demais profissionais interessados em certificar-se
como Coach Profissional e/ou desenvolver as habilidades e competências de um Líder Coach.
Pré-requisito: formação superior completa.

Online pela plataforma ZOOM

Módulo 1: Fundamentos Conversacionais

Janeiro: 25;
Fevereiro: 01, 08, 15, 22 e 29;
Março: 07, 14, 21 e 28;
Abril: 04, 11, 18 e 25.

Módulo 2: Programa de Mentoria – Jornada Coach

Maio: 09, 16 e 23;
Junho: 06, 13, 20 e 27;
Julho: 04, 11 e 18.

 

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