Como desenvolver a sua autoliderança?

padrao

Você pode ser um zelador, um pai ou um presidente. Mas para ser um grande líder, você antes de mais nada deve ser capaz de liderar a si mesmo. E como fazer isso?

Aqui vão alguns princípios que ajudarão você a desenvolver a sua autoliderança:

1. Assuma o controle de seus pensamentos.

Quando você permite que um pensamento negativo entre em sua mente, ele rapidamente se espalha e se manifesta em suas palavras e ações. 

Por outro lado, se você quiser mesmo liderar pessoas, observe seus pensamentos e busque pensar de forma positiva e benéfica para você e para os outros. Com o tempo, isso se tornará um hábito que moldará sua mente para resultados extraordinários.

2. Tome a iniciativa.

Há pessoas que sempre esperam que digam a elas o que fazer. Ao invés disso, escolha agir. 

3. Mantenha um olhar de “nada sei”

John Grinder ensinou, através da PNL, que a performance da excelência é o estado de “nada sei”. Ou seja, devemos olhar para o outro com curiosidade para descobrir mais sobre ele. Esse exercício diário torna a liderança mais humana. 

Além disso, ser como um eterno aprendiz também ajuda a desenvolver a autoliderança.

4. Lidere onde você estiver

Ao demostrar liderança em seu humilde papel, as pessoas perceberão e, eventualmente, oferecerão a você mais. Portanto, não espere seu parceiro, em casa, lembrar você de consertar coisas ou fazer compras. Simplesmente faça. 

Não dê lições a seus filhos sobre a importância dos livros. Leia. 

Não pregue a boa saúde. Cozinhe brócolis e saia para correr!

Pratique a autoliderança no ambiente doméstico e então colha benefícios nessa e em outras áreas da sua vida.

5. Comece agora

Diante do espelho se pergunte: Como posso cuidar melhor de mim?

Afinal, está nas suas mãos! Para se tornar uma pessoa – e um profissional – com autoliderança, a primeira coisa é perceber onde e como melhorar. 

A arte da autoliderança está em sermos criativos para alcançar nossos objetivos e influenciar positivamente o meio à nossa volta.

Luíza Lopes é Diretora do INDESP.