Como a PNL pode nos ajudar a acreditar em um Brasil melhor?

padrao

Você consegue acreditar em um Brasil melhor? Se ainda não, saiba como a Programação Neurolinguística pode te ajudar a alcançar a realidade desejada.

Foi em um domingo pela manhã quando, folheando as páginas do Jornal, senti meu coração se enchendo de tristeza com tantas manchetes de violência, atentados e agressões de todas as formas. 

Mas, foi no mesmo jornal que encontrei de repente também uma notícia que me chamou a atenção. Era como encontrar o diamante do carvão: “Suécia fecha quatro presídios por falta de detentos. Taxa de ocupação do sistema carcerário do país vem caindo assustadoramente”. 

Meus olhos se fixaram naquela manchete e minha mente começou a criar imagens de possibilidades, certamente utópicas, mas que por alguns minutos transformaram meus sentimentos de tristeza em esperança e fé. 

Então decidi dedicar um tempo daquela manhã para sonhar com a chance de, um dia, ver nosso amado Brasil viver um “problema desses”. 

Imagine desativarmos os presídios do Brasil por falta de clientes? 

Não seria algo muito extraordinário? Você consegue imaginar um Brasil assim? Acreditar é preciso. E a fé remove montanhas! 

Por isso, por alguns instantes mergulhei nesse sonho! Aquela matéria pequenininha foi crescendo no meu mundo interno, imaginário, onde tudo é possível.  

Acessando meu lado sonhador, fiz uma ponte para o futuro, pensando nos meus netos, já adultos, podendo ler aquele jornal e comentar: “esse é o país que um dia nossos avós sonharam para nós”.  

E enquanto desenhava esse futuro passei a me perguntar: “Seria uma grande utopia?”

O que deveríamos fazer hoje para criar um mundo melhor? De que forma teríamos que pensar, sentir e agir para o mundo receber nossa melhor versão? Que crenças e valores deveríamos nutrir para que isso se transforme em realidade?

Mas e se todos pudéssemos acreditar em um Brasil melhor?

E se ocupássemos as nossas mentes com esse sonho? Se criássemos uma consciência coletiva de que nosso país tem jeito? 

A Programação Neurolinguística (PNL) nos ensina a utilizar nosso potencial criativo para clarear o que desejamos alcançar

A partir do momento que clareamos esse estado desejado, criamos ações alinhadas com esse propósito. Podemos sonhar e trabalhar firme em direção a esse foco.  

Talvez acreditar nessa história sobre o nosso país, nesse momento, seja uma grande ilusão. Porém, seria interessante iniciar um processo de mudança de padrões e buscar colocar mais fé e foco na realidade que queremos criar. 

Diante de tantas mudanças súbitas e situações caóticas, é sim possível encher nosso coração de esperança: nosso colete de salva-vidas que poderá nos manter motivados e fortes. 

Sem o sentimento de esperança, a vida perde todo o seu sentido.

E mais: a visão fica turva e a mente se enche de questionamentos pessimistas nos desencorajando a tomar decisões congruentes. 

A fé nos mantém despertos, nos permite assumir responsabilidade para fazer mudanças. Portanto, devemos alimentar a fé, utilizando todas as forças do nosso Ser, manter a visão dos nossos sonhos nos leva a encontrar um maior significado na vida! 

Cada pensamento cria em nós sentimentos e constroem nossos padrões de crenças que irão criar a realidade

William James, um dos fundadores da psicologia moderna, afirma:

“A fé é uma das forças pelas quais os homens vivem. E que a sua ausência total significa colapso”. 

Precisamos acreditar em um Brasil melhor.

Que nossas atitudes então possam promover harmonia, confiança e compreensão beneficiando todo o País. E todo o planeta!

 

Por Luíza Lopes.