7 chaves para se comunicar melhor com a PNL

padrao

Como tornar a sua comunicação mais eficaz?

Confira 7 chaves da Programação Neurolinguística para se comunicar melhor.

1. Perceba os micro sinais

É essencial saber identificar e interpretar os sinais não verbais do outro, como os gestos e a fisiologia do corpo, para então reagir do jeito certo e causar o impacto desejado.

2. Ouça com empatia

Na Programação Neurolinguística aprendemos a ouvir com a intenção de compreender, não de responder.

3. Esteja com a mente aberta

Especialmente em um ambiente corporativo, às vezes os conflitos podem ser resolvidos simplesmente se você se permitir aceitar perspectivas e ideias que são novas para você. 

4. Seja claro! 

Muitas vezes usamos palavras intermediárias como “tentar”, “mas” ou “pode” para fugirmos das situações sem respostas definitivas. Porém, a longo prazo elas dão margem para sermos vistos como indivíduos pouco comprometidos e nada sinceros.  Por outro lado, com a PNL você evita essas muletas e a usa a linguagem de maneira assertiva.

5. Seja congruente!

Como sabemos, a menor distância entre dois pontos é uma reta. Por isso, para gerar um resultado positivo, busque transmitir uma mensagem congruente com você e concisa.

6. Construa um relacionamento de confiança 

Um dos conceitos mais usados ​​da PNL é o do Rapport, que consiste em espelhar o interlocutor, acompanhando o seu tom de voz e o seu gestual, por exemplo, criando assim um ambiente harmônico para que ele se sinta seguro e consiga se expressar. O Rapport garante um solo fértil para o diálogo florescer.

7. Adapte-se ao seu público 

Para falar sobre física quântica com uma criança de 2 anos, você simplificaria (muito) a linguagem para a idade dela. Ou seja, saber com quem você está falando é fundamental para entender como a mensagem será recebida. 

A PNL nos permite desenvolver habilidades cruciais para nossa comunicação.

Saiba mais então sobre a Programação Neurolinguística e aprenda a se comunicar de forma realmente poderosa.

 

Luíza Lopes é Diretora do INDESP.