Pesquisas na área da neurociência afirmam que viver remoendo os erros e mágoas do passado aumenta o risco de doenças mentais.
Além disso, esse fluxo de pensamentos negativos, difícil ser interrompido, costuma gerar estresse emocional e prejudicar a qualidade do sono.
Para escapar dele, algumas estratégias nada saudáveis são adotadas por muitas pessoas, como a compulsão por comida, o abuso do álcool ou outro tipo de fuga.
Mas a realidade é que nada disso traz benefícios reais!
Por isso, vou deixar aqui algumas dicas que podem contribuir de verdade para uma mente mais tranquila e mais bem estar mental e emocional.
1) Pare e perceba o fluxo de pensamentos.
Tome consciência e perceba o que está acontecendo no seu mundo interno: Esse é o primeiro passo para assumir as rédeas e aprender a descartar os pensamentos desnecessários.
Perceba o conteúdo e a forma dos pensamentos que você está nutrindo sobre eventos do passado e o impacto que eles tem no seu sistema nervoso.
Perceba ainda os pensamentos referentes ao futuro, as preocupações com coisas que ainda não aconteceram e que talvez nem aconteçam.
Reconheça o quanto esses pensamentos são intrusos e improdutivos. E que, por maior que seja sua dor ou dúvida, nada muda o que passou ou o que será, enquanto você estiver apenas pensando nisso.
2) Mude o foco de seus pensamentos
É fácil ficar grudado em pensamentos negativos. Porém, você pode escolher onde quer colocar seu foco de atenção.
Em vez de questionar o porquê de algo ter dado errado, pense nas soluções que poderão fazer dar certo.
3) Pare para pensar e anotar os pensamentos.
Tire um tempinho para, conscientemente, dar espaço para os pensamentos invadirem sua mente. E quando estiver pensando demais, pare, anote os pensamentos e guarde para depois.
4) Pratique a meditação.
Crie um espaço seguro no seu dia para relaxar a mente. Então respire profundamente e observe os pensamentos.
Entenda que os pensamentos não são você: Você é o pensador e os pensamentos são criações de sua mente.
Quanto mais você resiste a um pensamento, mais ele se fortalece. Portanto, dê boas vindas a todos eles e assista todo esse movimento como se fossem nuvens que passam.
5) Perceba o pensamento que se repete.
Olhe para ele e fale para você mesmo:
“Interessante esse pensamento. É apenas um pensamento. Um pensamento que eu criei, um pensamento que eu estou nutrindo. Eu como fui eu quem criei, eu posso deixá-lo ir embora, e eu faço isso agora”.
Respire fundo. Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca.
Imagine esse pensamento saindo como se fosse uma fumaça tóxica e desaparecendo no infinito.
Agora diga para você mesmo: Próximo pensamento.
Finalmente, perceba o que acontece. Você provavelmente terá um momento de mente vazia em que aquele pensamento intruso não estará presente.
Todas essas dicas simples para que você possa gerenciar melhor seus pensamentos e seu monólogo interno.
Assim, você abrirá um espaço seguro para ter atenção livre para ter mais foco e viver uma vida mais plena e feliz!
Luíza Lopes é Diretora do INDESP.
Artigo Publicado Originalmente no Blog Priorize Você.