5 dicas da Psicologia Positiva para aumentar a felicidade

padrao

Nosso nível de felicidade pode aumentar? Para a Psicologia Positiva sim. E as dicas a seguir podem ajudar você a ser mais feliz! 

1. Aprenda a se doar aos outros

Pesquisas comprovam que a felicidade aumenta quando nós nos doamos às pessoas, sem a expectativa de reciprocidade. Essa sensação de estar sendo útil, de servir, dá sentido à vida. 

2. Pratique a gratidão

A gratidão fortalece a nossa saúde mental e emocional, aumenta o senso de responsabilidade sobre nossos pensamentos, sentimentos e ações, diminui a ansiedade e nos conecta ao outro.

3. Foque no que está funcionando

Não é viver a vida em negação, mas devemos focar no que nos faz bem, não no que nos faz sofrer. 

Dessa forma, criamos um clima mais favorável, geramos relacionamentos mais saudáveis e promovemos um estado mental adequado para acessarmos nossos recursos internos e fazermos as melhores escolhas.

Como dizia William Shakespeare: “Não há nada bom ou ruim, mas pensar torna-o assim”. 

4. Aumente seu capital social

A Suécia é o país mais feliz do Mundo. Mas não por conta de sua riqueza e sim porque lá, mesmo em tempos de crise, as pessoas sentem que podem contar umas com as outras.  

Conexões assim, de pessoas próximas e engajadas, nós chamamos de capital social. 

Faça parte de uma comunidade, trabalhe pelo coletivo, sirva a um bem maior. E, claro, compartilhe bom humor, pensamentos, apoio e incentivo para aumentar o seu capital social. 

5. Escolha Ser Feliz Primeiro

Muitas vezes deixamos de experimentar a felicidade dentro de nós imaginando que não temos o suficiente para sermos felizes. Mas essa é uma maneira de adiar a felicidade para o futuro. 

Por isso, a última de nossas dicas da Psicologia Positiva para aumentar a felicidade é você escolher ser feliz agora. E o Autoconhecimento pode ajudar a tornar a vida mais cheia de valor. 

Assuma hoje a responsabilidade sobre sua felicidade e dedique seu tempo ao prazer, à conexão e às coisas que importam pra você. E seja muito mais feliz.

Luíza Lopes é Diretora do INDESP.