4 Passos para se tornar uma pessoa mais persistente

padrao

“Nenhuma outra qualidade,exceto a persistência, encontrei nesses dois homens para explicar suas realizações estupendas”: Essa foi a conclusão do pioneiro no estudo do comportamento humano para o sucesso, o escritor americano Napoleon Hill, sobre o sucesso de Henry Ford e Thomas Edison.

Para Hill, que passou 25 anos de sua vida estudando algumas das mentes mais influentes de seu tempo, ser persistente é fundamental para alcançarmos os nossos objetivos. 

O queremos tanto nem sempre vez virá da primeira tentativa. 

Aliás, raramente acontece assim. As quedas fazem parte da vida! Quantas vezes um bebê cai até aprender a andar? Quantas vezes você já caiu na sua vida? Mas Napoleon Hill também dizia: “Toda derrota traz consigo a semente de uma vitória equivalente”. 

O que diferencia uma pessoa mal sucedida de uma pessoa de sucesso é o quanto ela é persistente. Existem muitas pessoas inteligentes e talentosas que vivem uma vida precária.

Ser persistente é uma questão de hábito.   

Para realizar aquilo que você quer, você precisa de continuidade. Ou seja, você não pode parar no meio do caminho. 

Já para ter continuidade, você deve construir o hábito da persistência. Mas a sequência de quatro etapas a seguir,  inspirada em Napoleon Hill, ajudará você a superar maus hábitos e a substituí-los por padrões que levam ao sucesso.

1 – Estabeleça uma meta agora. 

O que você mais quer? Qual é o seu Monte Everest? O que você deseja alcançar ao máximo em sua vida? Responda a esta pergunta na sua mente e então visualize os seus objetivos como se eles já tivessem sido realizados. Esse é o caminho para você decidir todo o seu futuro. 

Depois, escreva e leve esse papel para onde for e esteja atento a todas as chances que surgirem. 

2 – Qualquer tipo de plano é melhor que nenhum plano.

Um plano é o que leva você do local onde está até o ponto em que deseja estar para  alcançar seu objetivo. Simples assim.

Pode ser uma linha reta no começo, mas ficará cheia de curvas à medida que você avança. Mas lembre-se de que o sucesso nunca é uma linha reta. A estrada fica esburacada de tempos em tempos e obstáculos surgem, faz parte. Esse é o momento em que sua persistência é testada. Se for preciso, mude suas estratégias internas.

3 – Cale a boca todo mundo ao seu redor!

Em outras palavras, interrompa o fluxo de pessoas que ressoam com seus velhos hábitos! Explique a eles que você está ocupado. 

Se essas pessoas forem suas amigas, elas entenderão. Se não entenderem, procure por novas pessoas persistentes com seus objetivos, como você.

4 – Encontre um parceiro, um amigo de meta.

Busque pessoas que te ajudem a manter o foco. Afinal, podemos fazer maravilhas quando unimos forças com pessoas que pensam da mesma forma.

Repita esse processo continuamente e com o tempo você será o mestre da persistência.

Para se tornar uma pessoa persistente você deve continuar treinando sua mente para acreditar no seu objetivo. E não deixar ninguém te impedir de alcançá-lo.

 

Luíza Lopes é Diretora do INDESP.